No início de 2023, posso dizer com segurança que o marketing digital é apenas "marketing" agora. Isso confunde a linha entre a segmentação de funil e a seleção de canais, aumenta a demanda crescente por conteúdo digital de todos os tipos e requer uma abordagem sempre ativa para medir a arte e a ciência do marketing hoje.
modelo de desempenho
Percebi que muitas marcas nativas digitalmente estão adotando uma abordagem de desempenho em primeiro lugar para seus esforços de marketing de funil completo, na tentativa de manter uma mentalidade de crescimento e aplicar estratégias de otimização do funil inferior ao engajamento do funil superior.
As marcas que seguem esse modelo alcançam claramente o seguinte.
• Estabelecer um modelo de medição contínuo e uma estrutura de teste que permita que cada dólar gasto seja medido e atribuído às vendas.
As marcas que seguem o modelo de desempenho tendem a terceirizar especialistas no assunto para criar a estratégia e gerenciar rigorosamente a execução dos parceiros da agência. Este modelo requer recursos internos pesados, dada a abordagem de otimização prática detalhada.
• Concentre-se em uma única mensagem criativa e inovar por meio de “novas” ofertas de publicidade.
O Modelo Liderado Por Conteúdo e Retenção
À medida que o marketing de conteúdo amadureceu após seus dias iniciais de blogs e conteúdo personalizado por meio de grandes editores, muitas marcas tiveram um crescimento sustentado implementando um modelo liderado por conteúdo e retenção de clientes. As marcas que adotam esse modelo se esforçam seriamente para manter seus clientes existentes e formar relacionamentos profundos com novos e antigos por serem mais do que um produto.
As marcas que seguem a abordagem de conteúdo e retenção geralmente têm uma estratégia de recursos mista. Certos aspectos do conteúdo da marca, e geralmente especialistas em retenção, são internos. No entanto, para suprir a demanda de conteúdo necessária para essa abordagem, observei que as marcas que trabalham nesse modelo costumam trabalhar com parceiros de agências de conteúdo e freelancers para criar e otimizar rapidamente.
Abordagem e Recomendações
Não existe uma abordagem única para todos, e também é impossível fazer tudo. Recomendo avaliar as metas e a maturidade digital de sua marca para determinar qual modelo de marketing digital é o mais adequado para sua marca em 2023. Idealmente, seu modelo de marketing deve ser reavaliado anualmente, pois as táticas voltadas para o consumidor e os facilitadores internos estão constantemente mudando.
Para decidir qual abordagem é melhor para sua marca, pergunte-se: qual é a maturidade digital de sua marca e qual é seu principal objetivo de marketing?
Por exemplo, se sua marca ainda está trabalhando na construção de sua base digital e seu principal objetivo de marketing é conectar-se a uma base de clientes apaixonada, o modelo liderado por conteúdo e retenção provavelmente é o melhor. Mas se sua marca construiu sua base digital e seu principal objetivo de marketing é aumentar as ocasiões de compra e/ou alcançar um novo segmento de clientes, o modelo orientado para a conscientização pode ser mais adequado.
Se sua marca é digitalmente sofisticada e seu principal objetivo de marketing é impulsionar o crescimento das vendas por meio de seus produtos básicos e lançamentos de novos produtos, o modelo de desempenho pode ser uma boa opção.
O marketing digital moderno não se restringe a um único conjunto de ferramentas fixas, sendo as variáveis as mensagens criativas. Em vez disso, o marketing hoje é o oposto; é composto de muitas ferramentas e muitas mensagens. As opções são ilimitadas, tornando a arte e a ciência do marketing ainda mais interessantes.
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