Como Escolher os Melhores Produtos Para Sua Marca em 2023 - Sandro Builder

No início de 2023, posso dizer com segurança que o marketing digital é apenas "marketing" agora. Isso confunde a linha entre a segmentação de funil e a seleção de canais, aumenta a demanda crescente por conteúdo digital de todos os tipos e requer uma abordagem sempre ativa para medir a arte e a ciência do marketing hoje.


Após o boom das marcas e do mercado direto ao consumidor e suas estratégias de marketing (pense nos anúncios do Facebook), estou vendo um foco renovado na importância do conhecimento da marca e das estratégias de funil superior. Embora desempenhe um papel importante no marketing digital de qualquer marca, fazer marketing de baixo canal não é a única chave para o crescimento. Como fundador de uma empresa de consultoria de marketing, ao pesquisar como as marcas abordam esse ecossistema matricial, identifiquei três abordagens amplamente utilizadas.

modelo de desempenho

Percebi que muitas marcas nativas digitalmente estão adotando uma abordagem de desempenho em primeiro lugar para seus esforços de marketing de funil completo, na tentativa de manter uma mentalidade de crescimento e aplicar estratégias de otimização do funil inferior ao engajamento do funil superior.

As marcas que seguem esse modelo alcançam claramente o seguinte.

• Criar um ecossistema de marketing com escopo de funil com plataformas definidas
para atingir metas específicas em cada parte do funil de marketing.

• Retorno direcionado do gasto com publicidade atribuído a cada meta em cada
plataforma. Esses benchmarks de ROAS foram criados usando dados históricos e
modelos de atribuição direcionados.

• Estabelecer um modelo de medição contínuo e uma estrutura de teste que permita que cada dólar gasto seja medido e atribuído às vendas.


• Deslocar o orçamento ao longo do funil mensal e trimestralmente, com base no
desempenho.

As marcas que seguem o modelo de desempenho tendem a terceirizar especialistas no assunto para criar a estratégia e gerenciar rigorosamente a execução dos parceiros da agência. Este modelo requer recursos internos pesados, dada a abordagem de otimização prática detalhada.


O Modelo de Conscientização

Estou descobrindo que muitas marcas tradicionais e de longa data mantiveram o foco no conhecimento da marca como seu objetivo número 1. Esse objetivo determina como eles alavancam seus pontos de contato e investimentos digitais. Todas as decisões estão vinculadas ao objetivo único de conscientizar mais famílias sobre sua marca e produto.

• Criar um ecossistema de marketing digital que priorize onde eles podem alcançar a maior porcentagem de seu público-alvo com o menor custo.

• Aproveitar as plataformas digitais como forma de reforçar as mensagens que estão sendo distribuídas principalmente pela TV e/ou outras táticas de mídia tradicionais.

• Concentre-se em uma única mensagem criativa e inovar por meio de “novas” ofertas de publicidade. 


Na minha experiência, as marcas que seguem o modelo de conscientização tendem a manter as equipes de marketing internas pequenas e focadas em agências parceiras e gerenciamento de projetos. O maior aumento está associado ao criativo de mensagem única e à compra anual de mídia. Sem um modelo de otimização ou fluidez orçamentária, muitas variáveis ​​são fixadas no set de cada ano, o que demanda muito menos de uma equipe interna de marketing.

O Modelo Liderado Por Conteúdo e Retenção



À medida que o marketing de conteúdo amadureceu após seus dias iniciais de blogs e conteúdo personalizado por meio de grandes editores, muitas marcas tiveram um crescimento sustentado implementando um modelo liderado por conteúdo e retenção de clientes. As marcas que adotam esse modelo se esforçam seriamente para manter seus clientes existentes e formar relacionamentos profundos com novos e antigos por serem mais do que um produto.

• Priorizar canais/plataformas de marketing digital próprias e conquistadas em vez de plataformas pagas.
• Crie vários fluxos de conteúdo e histórias para se conectar com os consumidores de
diferentes maneiras.
• Permitir que o feedback do consumidor e as tendências culturais ditam o planejamento
anual, se não bianual, de comunicação e inovação de produto.
• Aceite que eles nem sempre verão um retorno imediato em seus esforços de
marketing da mesma forma que você veria com uma abordagem de mídia paga em
primeiro lugar.

As marcas que seguem a abordagem de conteúdo e retenção geralmente têm uma estratégia de recursos mista. Certos aspectos do conteúdo da marca, e geralmente especialistas em retenção, são internos. No entanto, para suprir a demanda de conteúdo necessária para essa abordagem, observei que as marcas que trabalham nesse modelo costumam trabalhar com parceiros de agências de conteúdo e freelancers para criar e otimizar rapidamente.

Abordagem e Recomendações

Não existe uma abordagem única para todos, e também é impossível fazer tudo. Recomendo avaliar as metas e a maturidade digital de sua marca para determinar qual modelo de marketing digital é o mais adequado para sua marca em 2023. Idealmente, seu modelo de marketing deve ser reavaliado anualmente, pois as táticas voltadas para o consumidor e os facilitadores internos estão constantemente mudando.


Para decidir qual abordagem é melhor para sua marca, pergunte-se: qual é a maturidade digital de sua marca e qual é seu principal objetivo de marketing? 

Por exemplo, se sua marca ainda está trabalhando na construção de sua base digital e seu principal objetivo de marketing é conectar-se a uma base de clientes apaixonada, o modelo liderado por conteúdo e retenção provavelmente é o melhor. Mas se sua marca construiu sua base digital e seu principal objetivo de marketing é aumentar as ocasiões de compra e/ou alcançar um novo segmento de clientes, o modelo orientado para a conscientização pode ser mais adequado.

Se sua marca é digitalmente sofisticada e seu principal objetivo de marketing é impulsionar o crescimento das vendas por meio de seus produtos básicos e lançamentos de novos produtos, o modelo de desempenho pode ser uma boa opção.

O marketing digital moderno não se restringe a um único conjunto de ferramentas fixas, sendo as variáveis ​​as mensagens criativas. Em vez disso, o marketing hoje é o oposto; é composto de muitas ferramentas e muitas mensagens. As opções são ilimitadas, tornando a arte e a ciência do marketing ainda mais interessantes.

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